Cerveja & Chocolate - veja como harmonizar diversos tipos de chocolate com as melhores cervejas artesanais!
Por Onde Começar
Vale sempre lembrar o básico: chocolates mais gordurosos, como o ao leite e o branco, irão melhor com cervejas mais alcoólicas e encorpadas, e de modo geral, as cervejas mais escuras são as que mais combinam com a maioria dos chocolates. Mas o universo cervejeiro é vasto, por isso há muitas possibilidades e espaço para experimentos.
- Saiba mais sobre os sabores e aromas das cervejas especiais aqui.
Harmonizando...
Chocolate ao Leite e Chocolate Meio Amargo
Stout, Porter, Schwarzbier e Dunkel são as mais indicadas.
Essas cervejas tem como forte característica a presença do malte torrado, o que lhes conferem sabor e aroma que lembram café, caramelo e o próprio chocolate.
Suas variações como Dry Stout, por exemplo, também harmonizam muito bem com esses dois tipos de chocolate.
Chocolate Branco
Esse tipo de chocolate possui mais gordura e por isso seria o caso de uma breja mais alcoólica para acompanhá-lo. E, por ter sabor menos marcante comparado aos demais tipos de chocolates, deve-se dar preferencia às cervejas da Escola Belga, que são bebidas mais "temperadas" e com mais álcool.
Temos como exemplos as Strong Ale e Blond Ale. Há também as Fruits Bier - que vão bem com chocolates brancos com componentes a mais, como castanhas e frutas.
Chocolate com 60% ou mais de cacau
Para esse tipo, indicam-se basicamente as mesmas cervejas de harmonização com chocolate ao leite e meio amargo, porém deve se buscar uma breja mais potente no sabor, como a Imperial Stout, para se chegar ao equilíbrio com o sabor mais presente do cacau.
A regra mais importante aqui é buscar boas experiencias dividindo as sensações das cominações com quem você gosta, e claro, comentar aqui com a gente!
Feliz Páscoa!
Comments