1º de Abril.
A entrada desse mês, apreciado por muitos devido a seus feriados, é comemorada com o infame dia da mentira.
As pegadinhas vão de inocente às mais pesadas. De simples às mais complexas.
O problema é que algumas dessas brincadeiras acabam indo além do primeiro de Abril e atravessam meses e anos, onde são ressuscitadas para enganar as pessoas.
Helium Bier (Cerveja com Hélio)?!?
Uma das mais famosas pegadinhas, no mundo das bebidas, é a que relata sobre uma cerveja que, no lugar do gás carbônico, comum nas cervejas, conteria o gás hélio, aquele que, se “tragado”, deixa a voz fina.
Pois bem, o mito que bombou, e vira e mexe reaparece, trata-se de um vídeo onde dois caras, que pelo jeito são famosos degustadores no YouTube, estão a falar sobre uma breja que teria esse gás hélio. Ao tomá-la, os degustadores vão falar sobre ela e ao fazer isso ambos apresentam a típica voz aguda de quem consumiu o tal gás.
A gargalhada rola por vários minutos pela condição cômica que supostamente aquela cerveja especial teria causado.
Mas será que isso é verdade? Por gás hélio na cerveja seria possível?
Encontramos a melhor pessoa para responder a essas perguntas: um químico que é apaixonado por cervejas!
Edson Katekawa é formado em química pela USP, com mestrado em física também pela USP. Se define como grande entusiasta da cerveja artesanal, produzindo cerveja na panela há 8 anos!
Foi um dos fundadores do Devotos da Salim, uma banda de Sorocaba que só fala sobre cerveja e afins, onde compôs diversas músicas que versam sobre temas como a lei da pureza da cerveja, os altos impostos incidentes sobre a cerveja artesanal e, principalmente, o amor por esse líquido.
BdeS: Edson, poderia nos explicar, de modo simples, sobre a impossibilidade da concepção dessa cerveja com gás hélio?
Edson: - “O negócio é o seguinte: de modo geral, a quantidade de gás que pode estar presente em líquidos com grande quantidade de água é bem pequena. Mas a cerveja (e outras bebidas carbonatadas, como água gaseificada e refrigerantes) só têm bastante gás porque o gás carbônico está “escondido” na forma de outra substância, que é o ácido carbônico. Outras bebidas podem até usar nitrogênio (como algumas stouts, por exemplo), mas esse é um gás bem mais difícil de se dissolver em água; muitas vezes, não é nitrogênio puro, mas uma mistura de nitrogênio com gás carbônico. Hélio, por sua vez, é um dos gases com menor solubilidade em água, então fica difícil fazer o hélio ficar na bebida. Além disso, o hélio consegue atravessar vidro, plástico e vários outros materiais; então, as embalagens precisariam ser 100% de metal, o que diminui a aplicação do hélio como fonte de gás em cervejas e quaisquer outras bebidas.”
Outras fontes ainda completam dizendo que, se fosse o caso de por hélio na cerveja, o mesmo, por não se diluir no líquido, seria acondicionado apenas no espaço entre a cerveja e a tampa. Sendo assim, essa quantidade seria insuficiente para dar o efeito de voz fina, além de também o gás dissiparia rapidamente após abrir a garrafa.
A verdade sobre o mito
Um dos fatos que colaborou para acreditarem nessa história é que a marca dessa suposta cerveja com Hélio existe mesmo! É a Samuel Adams, uma cervejaria norte-americana que iniciou a brincadeira apenas apresentado a tal breja com hélio.
No ano seguinte, em 31 de março de 2015 (um dia antes do dia da mentira), esses dois caras ressuscitaram o mito colocando a cerveja à prova, e então, pelo curioso efeito que a bebida causara, o vídeo bombou. (link do vídeo - a brincadeira começa por volta dos 4 minutos).
Na época que aconteceu, esse que voz fala trabalhava em uma loja de cervejas especiais, e o que veio de gente perguntar sobre essa cerveja não dá pra contar! Foi aí que fui pesquisar para entender do que se tratava aquilo. Procurando informações, e conversando com pessoas como o nosso entrevistado, cheguei a conclusão de que era só uma brincadeira de primeiro de abril, além de ser impossível a sua concepção.
Nos anos seguintes, próximo ao dia da mentira, o vídeo ressurge para nos assombrar. E mesmo com todas as informações para orientar os clientes, tinha gente que não acreditava, e iam além: uma pessoa disse que o amigo dela tinha comprado… que tinha para vender na internet e que iria trazer para me provar que ela existia...já se passaram 4 anos e nada até hoje.
Feliz dia da mentira!
Outras cervejarias também entraram na brincadeira criando cervejas exóticas. Confira algumas delas neste site: https://www.americancraftbeer.com/fake-brews-5-great-april-fools-day-craft-beers/
Comments